Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

TEXTO 2° Ano - EXPANSÃO DO CAPITALISMO INDUSTRIAL E ESTADOS-NAÇÕES A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL



TEXTO COMPLEMENTAR  - EXPANSÃO DO CAPITALISMO INDUSTRIAL E ESTADOS-NAÇÕES
 A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Pág, 07,08 e 09
A Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918), foi o resultado da política imperialista dos países europeus no XIX, este jogo político gerou um sentimento de força militar que ao se uniram em alianças (Entente e Aliança) se protegiam de possíveis agressões armadas. Atualmente existem alianças , porém,  revelam  um sentido muito mais econômico do que militar.
Entre as nações envolvidas destacamos a Alemanha, que surgiu como potência capaz de atingir ritmo acelerado na produção industrial em pouco tempo e, como os outros países da época, procurou assegurar amplos domínios colonias (como os da África, por exemplo). Isso desequilibrou as relações na Europa, em especial entre a França e Inglaterra que rivalizavam nas disputas por áreas colonias, mas se aproximaram para enfrentar a potência alemã, estabelecendo entre si acordos e políticos e militares  como a formação da Tríplice Entente
Esta política de alianças previam ajuda militar e econômica entre os países aliados. Com isso formou-se dois
A Tríplice Entende era formada por : Inglaterra , França, Rússia e aliados. Já a Tríplice Aliança era formada pela Alemanha, Áustria, Itália e aliados.
Um dos pontos altos para o início da rivalidade entre as nações foi a Conferência de Berlim, que tinha como objetivo a partilha da África entre as nações europeias afim de evitar conflitos., porém, a divisão não agradou à todos principalmente Itália e Alemanha que queriam obter mais terrítórios ou em mesma quantidade que os rivais. Mesmo após a guerra os países de menor expressão, como Portugal, conseguiu manter suas  colônias, Angola e Moçambique.
O interesse dos países em novas colônias surgiu com  a expansão industrial no final do século XIX, com o desenvolvimento de novas áreas como energia, transporte, comunicação e tecnologia, isso exigia mais matérias-primas, mão –de-obra e consumidores.
O período de rivalidade entre as nações até a eclosão da guerra ficou conhecido como Paz Armada, um momento de alto investimento da indútria bélica e de corrida armamentista. A industria bélica representa uma industria de base, visto mobilizar vultuosos recursos e inúmeros setores produtivos ao redor da atividade central, que é a produção de armamentos como canhões, aviões, navios e submarinos.
 



Pág. 14, 15 e 16
A Primeira Guerra Mundial é dividida em duas fases: A guerra de movimentos marcou os meses iniciais do conflito, correpondendo ao rápido avanço das tropas, em especial alemãs, sobre os territórios da França e de países do Leste Europeu.  A segunda fase é chamanda de “Guerra das trincheiras”, pois foi marcada pelo imobilismo, com as tropas estacionadas nas trincheiras e poucas conquistas territoriais.
A trincheira tratava-se de uma vala escavada no chão onde se abrigavam tropas rivais, geralmente uma em frente a outra. As trincheiras podiam compreeder quilometros de túneis que as interligavam, abrigando dormitórios, cozinhas, estoques, etc.
Durante as duas fases destacamos dois momentos o Plano Schlieffen, que no contexto da guerra de movimentos, a Alemanha elaborou um plano afim de conquistar a França e a Rússia simultaneamente. Outro momento de destaque foi a Batalha do Marne,um conflito entre alemães e franceses que deu origem a guerra das trincheiras.
O período final da guerra foi marcado pela saída da Russia do conflito, a mudança de aliança por parte da Itália e a entrada dos EUA no grupo Entente, esta entrada foi motivada mais por causas econômicas do que humanitários. Os americanos eram os principais credores dos países da entente, cuja a derrota abalaria a economia dos Eua. A entrada do exército americano no conflito, de modo geral, foi benéfica pois houve um número reduzido de baixas e seu território não sofreu nenhum ataque. Ao contrário da Europa, os EUA conseguiram desenvolver suas industrias de forma acelerada durante o conflito.
A Alemanha e Austria terminam  a guerra derrotadas e como consequências tiveram que assinar diversos tratados econômicos e que resultou na falência de ambos os países e os desmebramentos de diversos territórios conquistados durante o conflito.
- Tratado de Versalhes : Assinado com a Alemanha, determinava o pagamento de indenizações, a perda de todas as colônias e a redução do exército.
- Tratado de Saint –Germain: Assinado com o Império Austro- Húngaro, determinava o desmembramento desse Império, a independência da Áustria e da Hungria e a criação da Tchecoslováquia.
- Tratado de Sérves: Assinado com o Império Otomano ( aliado da Aliança), definia o desmembramento desse estado, a transferência de boa parte de suas possessões no Oriente para a Inglaterra e a perda de todos os territórios na Europa com exceção da cidade de Constantinopla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário