Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

2° ANO - REGIMES TOTALITÁRIOS: Fascimo e Nazismo – Pág.32 e 33



REGIMES TOTALITÁRIOS: Fascimo e Nazismo – Pág.32 e 33
Após a crise econômica de 1929, alguns países europeus implantaram regimes totalitários afim de manter o maior controle econômico, político  e social. Entre as principais características dos regimes totalitários estão o Nacionalismo: valorização a história e da cultura do país;  o militarismo: regimes que baseavam sua expansão em conquistas militares; anticomunismo: perseguição aos grupos comunistas; e unipartidarismo: regime de partido único.
                Estre os regimes totalitários destacamos o nazismo, que além de possuir as características mencionadas acima, possuia ideais racistas e antissemita. Entre os ideias nazistas, um  seria fundamental para a consolidação da Segunda Guerra Mundial, a teoria do “espaço vital, segundo Hitler o espaço vital era necessário para o crescimento econômico da Alemanha. As regiões almejadas por Hitler eram Polônia, Ucrânia, Thecoslováquia, Áustria e o corredor polonês.
                Em seu livro Mein Keinf (Minha Luta), Adolf Hitler divulgou seus ideais nazistas à população alemã, no poder desde 1934, Hitler manipula as massas com o ideal do arianismo, a superioridade do raça ariada, identificada ideologicamente com o povo alemão. Essa ideologia resultou em perseguição e extermínio de minorias não arianas, como judeus e  ciganos.
A propaganda sempre foi destaque nos regimes totalitários desde símbolos e imagens até o uso dos meios de comunicação (revistas, cinema, jornais), ela é o grande instrumento para a mobilização das massas diante o mesmo ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário