Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

2° ANO - TEXTO COMPLEMENTAR – REVOLUÇÃO RUSSA - Pág.19 e 20



TEXTO COMPLEMENTAR – REVOLUÇÃO RUSSA  - Pág.19 e 20

Em 1917, a Rússia passou por um processo revolucionário, que abalou as estruturas econômicas do país e posteriormente do restante do mundo. Neste período a Russía ainda vivia a transição do feudalismo para o capitalismo, pois, permaneciam os privilégios da nobreza e do clero, porém, já passava por um processo de industrialização e a formação da classe trabalhadora.
O líder russo, o Czar, mantinha um governo absolutista e não permitia oposição política. Mesmo assim algums partidos se organizaram clandestinamente. O Partido Social-Democrata dividiu-se em duas vertentes : Os Mencheviques que propunham uma aliança com a burguesia para desenvolver o capitalismo da Rússia e depois preparar uma revolução do proletariado e os Bolcheviques que acreditavam que as condições atuais já eram o suficiente para estabelecer a revolução.
                Os revolucionários começaram a ser organizar nos sovietes, assembleias dos bolcheviques, que reuniam desde camponeses até operários e soldados, para disseminar seus ideais revolucionários e socialistas e liderados por Lênin, o grande líder intelectual e político do movimento.
                Muito imaginam, que a revolução russa, a tomada de poder do czar pelos proletários, implantou o socialismo de imediato, mas as primeiras ações  foram tratadas como a Nova Política Econômica (chamada de NEP), que previa a volta de algumas medidas capitalistas(liberdade de comércio, diferenciação de salários) como forma de dinamizar a produção russa, destruida pela guerra e pelos conflitos revolucionários internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário