Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

REINO FRANCO e FEUDALISMO



REINO FRANCO  - pág. 13
Um dos grande reis do reino Franco,  Clóvis foi o responsável pela criação de um unidade política entre os pequenos reinos vizinhos estabeleceu alianças com a Igreja. Assim ambos sairam beneficiados, pois ambos ganharam força perante a população ou como um governo com base religiosa ou como uma Igreja que tem o apoio do governo.
No período áureo do Reino Franco, a Igreja se organizou , vários concílio foram realizados para determinar suas ações perante a população, um deles foi o Concílio de Niceia que promulgou a santíssima trindade como um dogma, elimininando a ideia que Jesus era inferior a Deus. A Igreja começou a regular os casamentos impondo normas aos casais.
No ramo político Carlos Magno, o grande rei Franco, formou o Império Carolíngio, tentando formar um novo Império Romano, conseguiu diversos êxitos em suas conquistas territoriais e iniciou um processo que seria a principal característca do sistema feudal, o costume de doar terras aos guerreiros em troca de fidelidade, esta ação dava mais garantia de segurança ao rei, porém, ele se tornava refém da sua proteção, já que os guerreiros que agora eram nobres que ofereciam diretamente sua proteção.
A morte de Carlos Magno, abalou o reino Franco, pois seus herdeiros entraram em conflito que resultou no Tratado de Verdum que dividiu o Império em 3 partes, com isso o poder foi descentralizado e a figura dos reis começou a ficar enfraquecida.
FEUDALISMO – PÁG. 17, 18  E 19
A prática de doar terras (Feudos) era conhecida como Comitatus Beneficium , o rei doava a terra em troca de proteção. Ele se tornava assim um suserano, enquanto o recebedor um vassalo, porém o suserano perdia também status político naquela região, fragmentando assim o poder político entre os nobres. A entrega do lote de terras era realizada na Igreja como o dia da Homenagem, neste dia um vínculo entre suserano e vassalo estava feito e não poderia ser cancelado.
Afim de ganhar muitos lotes de terras, os feudos,  vários homens começaram  a dedicar-se a guerra e aos torneios e assim se tornarem grandes cavaleiros. A Igreja criou um código de conduta para amenizar suas conquistas e passou a coordenar a cerimônia de consagração.
Como feudalismo, a principal riqueza vem a ser a terra, era ela que assegurava poder político e econômico.
ESQUEMA SUSERANIA –VASSALAGEM
REI – SUSERANO
NOBRES – SUSERANOS, MAS VASSALOS DO REI
NOBRES - VASSALOS
 
Classes Socias:
Clero: Membros da Igreja
Nobres : Donos de Terras
Camponeses: Servos – Trabalhadores
IMPOSTOS: PRODUTOS PRODUZIDOS NA TERRA
QUEM PAGA? SOMENTE CAMPONESES
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário